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FITONUTRIENTES: UM ARCO-ÍRIS DA SAÚDE

 


 
FITONUTRIENTES: UM ARCO-ÍRIS DA SAÚDE
201 Segredos para uma vida saudavél

Por Don Calbert, Doutor em Medicina.

Os fitonutrientes nas frutas e vegetais podem ser agrupados de acordo com a cor.Cada grupo tem seu próprio conjunto de benefícios protetores. Você deve consumir todas as sete cores do arco-íris dos fitonutrientes todos os dias para receber a proteção que precisa. Para fazer isso, é preciso comer uma variedade de alimentos. Pense nos fitonutrientes com um “arco-íris de saúde”, a promessa de Deus para você se manter saudável. Vamos dar uma olhada em cada grupo.

  • 1.Vermelho – Tomate, melancia, goiaba e toranja vermelha contém um caratenoide poderoso chamado licopeno que é aproximadamente duas vezes mais potente que o betacaroteno. O licopeno é o principal pigmento responsável pela cor vermelha. Ele está vinculado à prevenção de doenças coronárias e câncer de prostáta.
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  • 2. Vermelho/roxo – Mirtilo, amora, bagas de espinheiro, franboesa, uva, beringela, repolho roxo e vinho tinto contêm um flavonoide poderoso chamado antocianida, que contém aproximadamente cinquenta vezes a atividade antioxidante da vitamina C e é vinte vezes mais potente que a vitamina E.
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  • 3.Laranja – Cenoura, manga, melão, cantaloupe, abóbora moranga, bataata doce, inhame, abóbora e damasco têm alta quantidade de carotenoides, que ajudam a prevenir o câncer e doenças coronárias. Tipicamente, quanto mais alanrajada a fruta ou o vegetal for, maior a concentração de carotenoides pró-vitamina A.
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  • 4.Laranja/amarelho – Laranja, tangerina, limão siciliano, limão taiti, toranja amarela, mamão, abacaxi e nectarinas são ricos em vitamina C e bioflavonoides cítricos, e nos protegem contra o dano dos radicais livres. Eles previnem alergias e inflamações e também têm sido usados para prevenir e tratar equimoses, hemorróidas, varizes e pequenos vasos.
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  • 5.Amarelo/verde – Espinafre, repolho crespo, couve, mostarda, nabiça (folhas do nabo), alface romana, alho-poró e ervilha são tipicamente ricos em luteína e zeaxantina. A luteína é capaz de reduzir o risco de degeneração macular, que é a causa principal de cegueira em adultos mais velhos.
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  • 6.Verde – Brócolis, repolho, couve de bruxelas, couve-flor, agrião, acelga chinesa e couve são considerados vegetais crucíferos. Broto de brócolis têm uma das mais altas concentrações de fitonutrientes protetores. Broto de brócolis com apenas três dias contém de vinte a cinquenta vezes mais fitonutrientes do que os brócolis maduros.
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  • 7.Branco/Verde – A cebola contém o flavonoide quercetina, que tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais e anticancerígenas. A quercetina é frequentemente recomendada por nutricionistas para tratar tanto alergias quanto a asma. Maçã, vinho tinto e chá preto também contêm quercetina. O alho inibe a formação de nitrosaminas, que são compostos causadores de câncer formados durante a digestão. O alho tem uma ativiade antimicrobial significante contra bactérias, vírus, fungos e até mesmo parasitas. Também tem a função de baixar o colesterol e pode até baixar a pressão arterial, assim como audar a prevenir coágulos de sangue.
    Os constituintes ativos do chá verde

 

 

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