Curso SGV
Introdução

1.1 - Sobre o SGV

Esta especificação define os recursos e a sintaxe para Gráficos Vetorias Escaláveis [Scalable Vector Graphics (SVG)].
SVG é uma linguagem para descrever gráficos bidimensionais.
Como um formato independente ou quando misturado com outro XML, ele usa a sintaxe XML [xml].
O código SVG usado nos documentos HTML usa a sintaxe HTML [HTML].
O SVG permite três tipos de objetos gráficos: formas de gráficos vetoriais (por exemplo, caminhos que consistem em linhas retas e curvas), imagens e texto.
Objetos gráficos podem ser agrupados, estilizados, transformados e compostos.
O conjunto de recursos inclui transformações aninhadas, caminhos de recorte, máscaras alfa, efeitos de filtro e objetos de modelo.

Os desenhos SVG podem ser interativos e dinâmicos.
As animações podem ser definidas e acionadas de forma declarativa (ou seja, incorporando elementos de animação SVG no conteúdo SVG) ou via script.

Aplicativos sofisticados do SVG são possíveis pelo uso de uma linguagem de script suplementar que acessa o DOM (Document Object Model) do SVG, que fornece acesso completo a todos os elementos, atributos e propriedades.
Um rico conjunto de manipuladores de eventos pode ser atribuído a qualquer objeto gráfico SVG. Dentro de uma página da web, os mesmos scripts podem funcionar nos elementos HTML e SVG. Script.

O SVG é útil para uma apresentação gráfica rica de informações, incluindo vários recursos de acessibilidade que, usados ​​corretamente, garantem que o conteúdo possa ser usado pelo maior público possível. Mas um link direto para os dados de origem, sempre que possível, é útil para muitas pessoas entenderem o conteúdo fornecido.

1.2 - Compatibilidade com outros padrões semelhantes

1.3 - Terminologia Normativa


Fontes Consultadas:
w3