Ministério Vida Evangélica
Sejam todos Bem Vindos
O conhecimento é o melhor caminho para a liberdade.
Hacker Pyron.
Podemos te ajudar?
Veja nossos blogs

Jatobá

Características da planta

O jatobá compõe a floresta secundária tardia e de clímax na dinâmica sucessional. A árvore possui tronco reto, cilíndrico e casca lisa. A casca é grossa e vermelho-escura. As folhas são lanceoladas pontiagudas, com nervura principal bem aparente.

Jatobá
Jatobá

Nome científico

Hymenaea courbaril

O jatobá (nome científico Hymenaea sp.) é encontrado na Amazônia, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado com ocorrências do Piauí até o Paraná. A origem de seu nome vem do tupi e quer dizer “árvore com frutos duros”. No passado, foi muito utilizada pelos povos indígenas em momentos de meditação. Assim, o jatobazeiro passou a ser considerado um patrimônio sagrado brasileiro.

O fruto é usado na alimentação de homens e animais, é quatro vezes mais rico em potássio do que a banana e possui o mesmo teor energético. A madeira do jatobá é usada na construção pesada, esteios, vigas, assoalhos, carrocerias e móveis. A casca contém resina muito utilizada para a fabricação de vernizes.

No tratamento popular da saúde, aproveita-se a seiva contra tosse e bronquite; o chá da casca serve para combater problemas estomacais e para tratamento de pé-de-atleta e fungos dos pés; a resina é indicada para problemas do trato-respiratório superior e cardiopulmonares. Além de tudo que já foi citado o jatobá também é utilizado na recomposição de matas degradadas.

Classificação Superior

Hymenaea - O gênero Hymenaea possui 14 espécies, 13 das quais se encontram distribuídas pela América Central, América do Sul e Índias Ocidentais. A outra espécie ocorre no Leste da África.

Espécie

H. courbaril - A espécie de jatobá encontrada no cerrado é a de nome científico Hymenaea stilbocarpa, da família Leguminosae.


Família

Fabáceas - Jatobá (Hymenaea courbaril L.) é uma árvore de grande porte pertencente à família Fabaceae, cuja casca e resina são utilizadas ne medicina popular.


Altura

A espécie pode alcançar 40 metros de altura e 2 metros de diâmetro

Origem do nome

O nome é de origem Tupi e quer dizer “árvore com frutos duros”.